Nossa
História
Nossa abordagem de Avaliação liderada pelo cidadão teve origem em 2005 na Índia, onde é conhecida como Relatório Anual da Situação da Educação – ASER (que significa impacto). Em 2008, a ASER Paquistão adotou essa abordagem. Em 2009, Uwezo Quênia, Uwezo Tanzânia e Uwezo Uganda aderiram à Rede PAL. Uwezo significa capacidade. Em 2011, Bɛɛkunko (que significa que estamos juntos nessa), uma organização do Mali se juntou à rede. Uma organização senegalesa, Jàngandoo (que significa aprender juntos), surgiu logo depois.
Precisamos tornar o sonho de cada criança possível
A pandemia exacerbou a crise de aprendizagem, criando uma demanda urgente por dados de avaliação de aprendizagem que incluam TODAS as crianças, independentemente de sua situação escolar.
Nós nos reunimos para fazer uma coisa: ICAN, Juntar nossas energias e esforços, usando uma ferramenta comum em 15 países para medir o aprendizado das crianças.
A Medición Independiente de Aprendizajes (MIA), que significa medição independente da aprendizagem, iniciou suas avaliações no México em 2014. Em 2015, LEARNigeria (Vamos avaliar, engajar e relatar a Nigéria) juntou-se à família PAL. Em 2015, o Instituto de Informática e Desenvolvimento (IID), em parceria com o BRAC, pilotou sua Avaliação liderada por cidadãos em Bangladesh. Seguiu-se o Todos Pelas Crianças (TPC) em Moçambique (que significa Todos pelas Crianças em Moçambique) em 2016. O TPC Moçambique tornou-se membro pleno em março de 2017.
Em dezembro de 2016, a ASER Nepal seguiu os passos da ASER Índia ao fazer parceria com organizações locais e conduzir seu piloto de avaliação liderado por cidadãos no Nepal. Como resultado, a ASER Nepal ingressou oficialmente na rede em março de 2017 e ganhou o status de membro pleno em janeiro de 2019. Em abril de 2018, o Youth Impact, uma organização de intervenção (ação) de aprendizado baseada em Botswana, foi admitida na rede PAL. O Youth Impact era anteriormente conhecido como Young 1love.
Em janeiro de 2019, mais dois membros se juntaram à rede: Zizi Afrique Foundation (Quênia) e ÁBACOenRED (Nicarágua) no âmbito dos projetos Accelerated Learning Program (ALP) e VIdA, respectivamente. Enquanto a ÁBACOenRED já havia pilotado Avaliações lideradas por cidadãos, a Fundação Zizi Afrique estava implementando o ALP em três condados no Quênia. O ALP emprestou da abordagem de Ensino no Nível Certo (TaRL) de Pratham. Em 29 de março de 2022, a Assembleia Geral Anual da Rede PAL aprovou a Fundação GLOT (Colômbia) e Movilizar, Innovar y Aprender (MIA. A.C, México) como novos membros da Rede.